Guia de Manobras – Capítulo 1 Empinando a Moto.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Olá Amigos

Consegui um material quase exclusivo, são varias matérias, dicas, e praticas, para criar um este guia que vou postar agora.

O Guia de Manobras é uma serie de postagens que vai lhe ensinar, ou pelo menos tentar, a iniciar-se no mundo das manobras sobre duas rodas, uma base do que você vê na televisão e quis aprender.

Antes de qualquer coisa, deixo claro que não nos responsabilizamos por suas praticas, nem as conseqüências oriundas destas, estamos mostrando como fazer, se for fazer é por sua conta.


Primeiramente a segurança, nunca treine sem equipamento, pois há chances de queda, sei que você não quer passar dias tratando de raladuras no melhor dos casos, e pratique em um lugar deserto e aberto, fazer manobras em via publica é crime
Kit Especial Insane
Básico para o treino deste manual.
  Conheça bem a moto que ira usar, acostume-se com a aceleração, frenagem e cambio, pois estas são as chaves para uma manobra bem sucedida.

Dominando o Freio.

Acelere e freie em uma reta e em diferentes velocidades para conhecer o tempo de frenagem da moto, quando você se acostumar saberá o momento em que o pneu trava, e o tempo que se leva para parar completamente, marque pontos no chão e tente para antes destes pontos, lembre-se use apenas o freio traseiro.

Depois que se tem um controle sobre o freio, deve-se ter um controle maior por parte do acelerador e da embreagem, pois são eles que elevam e seguram a moto, não sua força física.

Subindo a moto

Primeiro o ideal para começar, subi-la um pouco para que se acostume ao solavanco que a moto dá quando sobe, não tire em momento algum os pés da pedaleira, quando empinamos pelas primeiras vezes o corpo tende a jogar as pernas para trás, soltando as pedaleiras, isso fará você cair.
Uma maneira pratica de treinar a puxada é usando a marcha de força ou seja a primeira, esta marcha é um pouco mais arriscada pela força que dá no solavanco que tira a moto do chão, mas com ela se torna mais simples tirar a maquina do chão e poupar um pouco a embreagem e estará em baixa velocidade reduzindo a chance de queda, lembre-se neste momento estamos apenas tirando a moto do chão e não andando ainda.

Treine inicialmente de primeira marcha em local levemente inclinado, lembre-se que você está treinando puxar a moto e não a andar em uma roda, este passo é importante para você subi-la com facilidade e também para se acostumar com a agressividade que sentimos quando a moto sobe.

Depois que se tem um domínio amplo dos passos mostrados acima, vamos substituir a primeira marcha pela segunda, com a moto em movimento com o motor entre média e baixa rotação, aperte a embreagem e acelerando solte a embreagem quando o giro estiver alto. Prepare-se, pois a frente da moto irá subir e você deve deixar a moto levantar ate sentir que não precisa mais do acelerador. Neste ponto você terá achado o ponto de equilíbrio. Deste ponto pra frente, a empinada termina se não acelerar, controle o acelerador, use o freio traseiro pra lhe ajudar a manter o equilíbrio, pois o freio impedira que você caia  para trás.

Caso você pilote motos abaixo de 250cc, será preciso uma puxadinha no guidão para ajudar a subida.

Somente o treino lhe leva a perfeição, mas lembre-se do que foi dito antes, sempre equipado e nunca em local publico, faça em locais abertos onde não aja movimento.


Se você acha que isso coisa de Homem, a Aline Ferraz mostra que não há gênero para esta pratica, será que fazem melhor que ela ?.




Nos vemos na próxima. postagem

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