Yamaha Lança Sua Linha 2011

sábado, 25 de dezembro de 2010


. Em 2010, a fabricante japonesa Yamaha antecipa-se à concorrência para apresentar quatro lançamentos neste início de fevereiro, com a novidade de quatro lançamentos.
XJ6F, de 600cc, é uma das novidades da nova linha de motos da Yamaha no país

O abre-alas é a renovada Crypton T115, CUB aposentada há cinco anos, que volta com motor maior de 115 cm³. Logo atrás vem o grande destaque: a YS 250 Fazer com um visual completamente novo, embora mantenha o motor de 250 cm³. Fechando o desfile da Yamaha, estão dois modelos de 600 cm³: a XJ6, nas versões N e F, naked e carenada, respectivamente.

O tema central do samba-enredo no evento de apresentação dos novos modelos foi o otimismo. "Apesar do resultado negativo de todo o setor de motocicletas em 2009, as expectativas são positivas para este ano", declarou Minoru Matsumura, gerente nacional de vendas da Yamaha. No ano passado, o emplacamento de novas motos caiu 16,42% em comparação a 2008. A Yamaha também sofreu o baque, mas manteve sua fatia de mercado na casa dos 12% e segurou o posto de segunda maior fabricante de motos do Brasil.
"Queremos explorar a qualidade, a tecnologia e a confiabilidade de nossa marca para enfrentar a concorrência", declarou Matsumura.

Para isso a Yamaha traz ao Brasil produtos de sucesso na Europa, caso da linha XJ6, promove seu retorno ao mercado popular das CUB, com a Crypton, além de redesenhar a bem-sucedida Fazer 250. Conheça em detalhes os destaques desse desfile de novos modelos:

CRYPTON T 115 VOLTA À ATIVA
Depois de cinco anos fora do mercado, a Crypton retorna à linha Yamaha. Só que agora com novo desenho, mais moderno, e motor maior. Segundo pesquisas feitas pela marca, os consumidores das classes C e D estão mais exigentes e seletivos.
Yamaha Crypton T115 enfrenta chinesas e a Japonesa Honda

"Queremos oferecer uma alternativa ao meio de transporte, porém com a qualidade Yamaha", declarou Minoru Matsumura. O objetivo do novo modelo é enfrentar o crescimento das motos chinesas nesse segmento mais popular. "Com a chegada desses novos concorrentes, as grandes fábricas tiveram de aprimorar seus produtos", afirmou.

Para isso a nova Crypton é um mix entre a mais sofisticada Neo AT 115 e o antigo modelo CUB de 105 cm³. O novo motor com 113,7 cm³ de capacidade tem concepção simples: um cilindro, comando simples no cabeçote e refrigeração a ar, só que alimentado por um carburador mais moderno e também com a válvula solenóide de cut-off (que interrompe o fornecimento de combustível ao se tirar a mão do acelerador), usada nos modelos de 125 cm³ da marca. Com isso, a nova Crypton deve ser bastante econômica. A facilidade de pilotagem fica por conta da embreagem centrífuga automática que aciona o câmbio de quatro marchas.

O novo desenho tem linhas mais modernas, além de farol e lanterna reestilizados. O painel também é novo e mais completo: velocímetro, marcador de combustível e luzes indicadoras do ponto neutro e da quarta marcha engatada.

Outra novidade da Crypton T 115 2010 é a existência de uma versão com partida elétrica e freio a disco, chamada de ED. A nova CUB da Yamaha vai estar disponível nas cores preta, prata e vermelha.

Um ponto negativo da nova Crypton é o pequeno espaço para carga sob o banco -- apenas 4,0 litros.

Tanto a versão K, com partida a pedal e freio a tambor, quanto a ED têm rodas raiadas de 17 polegadas, calçadas com pneus Pirelli City Demon nas medidas 2.25-17 M/C REINF 38P, na dianteira, e 2.50-17 M/C REINF 43P, na traseira.

A versão mais básica, K, com partida a pedal e freio a tambor, vai custar R$ 4.550, enquanto a versão ED tem preço sugerido de R$ 5.200 -- valores bem competitivos para enfrentar a concorrência chinesa, mas também a líder de mercado Honda. "A Crypton é um meio termo entre a Honda Biz, mais cara, e a Honda Pop 100, muito popular", revelou Matsumura.

FAZER 250 GANHA FREIO A DISCO NA TRASEIRA
A Yamaha Fazer 250 ganha novo modelo, já como linha 2011, em resposta ao lançamento da moderna Honda CB 300R no ano passado. A fabricante redesenhou completamente sua street de 250 cm³, mas, ao contrário da concorrente, manteve a mesma capacidade do motor.
Yamaha Fazer 250 2011 ganha reforço no visual

A nova Fazer ganhou linhas modernas, farol assimétrico, novas rodas e um painel inédito. Tudo para que ficasse com a cara da linha Fazer de maior capacidade cúbica. De muito bom gosto, o desenho foi desenvolvido especificamente para o mercado brasileiro. A traseira também é nova e traz uma bela lanterna com LEDs, algo inédito no segmento. O farol, ousado, ganhou a potente lâmpada de 60 W.

Outra boa novidade fica por conta do freio a disco na roda traseira, simples de 220 mm de diâmetro e pinça de um pistão. No restante, o conjunto ciclístico e a motorização continuam a mesma. As rodas de liga, com novo desenho, continuam calçadas com os pneus Pirelli Sport Demon nas medidas 100/80-17 M/C 52S, na dianteira, e 130/70-17 M/C 62S, na traseira.

Por fim, uma notícia que vai agradar ao bolso do consumidor: a YS 250 Fazer modelo 2011 vai ter o mesmo preço de tabela do atual modelo, R$ 10.950.

XJ6 É FÁCIL DE PILOTAR
A XJ6 foi apresentada no Intermot 2008, o Salão de Motos de Colônia (Alemanha), com a proposta de ser uma moto com motor de 600 cm³ e quatro cilindros em linha fácil de pilotar e confortável. Surgiu como uma opção mais amigável e menos esportiva à FZ6N, aposentada na Europa e agora também no Brasil.
Yamaha XJ6 em versão sem carenagem: R$ 27.500

Além disso, a linha XJ6 tem um design mais atual que a extinta FZ6. Apenas o farol assimétrico e o painel lembram sua antecessora. O restante tem linhas bastante angulosas e uma ponteira de escapamento "escondida" sob a moto que, além da função estética, contribui para a centralização de massas e reforça sua proposta de ser uma moto amigável.

Com proposta mais urbana e pacata que sua antecessora, o novo modelo tem no preço mais em conta seu grande trunfo para encarar a acirrada concorrência. A versão "pelada", vai custar R$ 27.500. A extinta FZ6N estava tabelada em R$ 30.000, enquanto suas concorrentes diretas, como a Suzuki Bandit 650N e a Honda CB 600F Hornet, custam acima desse valor.

Para ter esse preço, a XJ6 aposta em especificações um pouco mais espartanas. O novo modelo tem quadro tubular em aço bastante compacto, e traz o motor como parte integrante (tipo diamante). As suspensões também são convencionais: garfo telescópico na dianteira e balança monoamortecida na traseira, ambas com 130 mm de curso. No conjunto de freios, a XJ6 conta com dois discos de 298 mm com pinças de dois pistões, na frente, e um disco simples de 245 mm com pinça única, atrás. As rodas feitas de liga leve são de 17 polegadas e trazem pneus radiais sem câmara Metzeler Roadtec Z6 Interact nas medidas 120/70 ZR 17, na dianteira, e 160/60 ZR 17, na traseira.

A princípio, o motor é o mesmo da FZ6N: quatro cilindros em linha, 600 cm³, comando duplo no cabeçote (DOHC) e refrigeração líquida. Porém internamente foi totalmente retrabalhado. Apesar dos cilindros terem o mesmo diâmetro e curso (65.5 x 44.5 mm), cabeçote, virabrequim, dutos de admissão e todo o fluxo de gases foram projetados especificamente para a nova XJ6. O objetivo dos projetistas foi ampliar a curva de torque em baixas e médias rotações e também proporcionar uma entrega de potência mais amigável. Tudo para que a XJ6 agradasse a motociclistas menos experientes, que têm na XJ6 sua primeira grande moto.

Os números de desempenho -- potência máxima de 77,5 cv a 10.000 rpm e torque máximo de 6,1 kgfm já nas 8.500 rpm -- evidenciam sua proposta de oferecer uma condução fácil e divertida, tanto para pilotos novatos como os mais experientes.

No quesito conforto, a XJ6 traz um banco a apenas 785 mm do solo e um guidão plano e ajustável em duas posições. O painel de instrumentos é exatamente o mesmo da FZ6, com tela de cristal líquido que traz velocímetro digital, relógio, marcador de combustível e hodômetros, e um conta-giros de leitura analógica com luzes de advertência. A naked estará disponível nas cores branca e preta.

A versão XJ6F traz a carenagem integral, essencial para quem busca uma moto para viajar. Equipada com tanque de 17,3 litros (mesma capacidade da XJ6) deve oferecer também boa autonomia. Além disso, a XJ6F, que deve chegar às concessionárias em março somente na cor preta, terá cavalete central de série, item bastante útil para se lubrificar e regular a corrente de transmissão final. No restante, a versão F tem as mesmas especificações do modelo naked, mas vai custar mais caro: R$ 30.500.

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